Como editar o arquivo de hosts?

* Hospedagem e Registro > Hospedagem de Sites

Questão:

Como alterar o arquivo de hosts do meu computador?

 

Para realizar testes em um site antes de alterar seus DNSs, você pode adicionar o IP do servidor de destino no arquivo de hosts de seu computador, fazendo com que ele acesse e visualize seu site diretamente no servidor que voi indicado pelo IP.

Para realizar a edição do arquivo de hosts, siga os passos abaixo conforme o sistema operacional de seu computador.

Windows

1) A edição de hosts no Windows é muito simples. A primeira ação a ser feita é acessar o comando do sistema. No Windows XP, basta clicar no Menu Iniciar e selecionar a opção “Executar”. Já nos Windows Vista, 7 e 10 é preciso abrir essa opção pelo campo de pesquisas.



2) No campo de digitação, insira o seguinte comando:

notepad c:\windows\system32\drivers\etc\hosts

3) Com isso, o Bloco de Notas vai ser aberto. Esse é o arquivo de host do computador. Todas as linhas são referentes a algumas funções e as sinalizadas com um sustenido (o popular jogo da velha, “#”) são apenas exemplos e não são reconhecidas pelo sistema.



Para modificar o arquivo e inserir um novo comando é preciso que você o adicione na última linha do arquivo o seguinte:

131.0.103.40 seu_dominio.com www.seu_dominio.com 

Salvo o arquivo, pode ser realizado um teste de Ping para confirmar se o site esta respondendo para o IP 131.0.103.40.

Ubuntu


1) A edição dos arquivos de host no Ubuntu é muito parecida com a feita no Windows. A diferença, contudo está na forma de acesso utilizado. Em vez de usar o comando em “Executar”, você vai precisar do Terminal.


2) Com ele aberto, digite o seguinte comando:

sudo gedit /etc/hosts

O uso do “gedit” é facultativo. Você pode substituí-lo por outro editor de sua preferência que esteja instalado em seu computador, bastando alterar a forma de acesso. Além disso, perceba que existe um espaço separando os dois primeiros termos.


3) Na nova tela, basta inserir os comandos que você deseja. Entretanto, ao contrário do Windows, a inserção é feita nas primeiras linhas adicionando o conteúdo:

131.0.103.40 seu_dominio.com www.seu_dominio.com 

Salvo o arquivo, pode ser realizado um teste de Ping para confirmar se o site esta respondendo para o IP 131.0.103.40.

Mac OS

1) No Mac, a modificação é praticamente idêntica à do Ubuntu. Por conta disso, execute o Terminal para iniciar as alterações.


2) Digite o seguinte comando na nova tela:


sudo vim /etc/hosts


Assim como no Linux, o uso do “vim” é facultativo e pode ser trocado por outro aplicativo sem o menor problema. Caso não saiba qual utilizar, tente como está descrito para ver se o sistema reconhece o comando.

3) A diferença do Mac OS em relação ao Ubuntu está na última etapa. Em vez de abrir outra janela, o sistema da Apple permite que as alterações sejam todas feitas no próprio Terminal. Portanto basta adicionar a seguinte linha:

131.0.103.40 seu_dominio.com www.seu_dominio.com 

Salvo o arquivo, pode ser realizado um teste de Ping para confirmar se o site esta respondendo para o IP 131.0.103.40.

Em caso de dúvidas sobre este procedimento você poderá entrar em contato com nossa equipe de suporte abrindo um Chamado Técnico em seu Painel de Controle.
Caso seja necessário, acesse nossa ajuda de "Como abrir um Chamado no Painel de Controle da iPORTO".
iPORTO.COM
Telefone de Contato:
  • 0800.750.5597